Apresentação de trabalhos em 2004

SOCED apresenta pesquisa na XXVII Reunião Anual da ANPEd

        O SOCED participou da XXVII Reunião Anual da ANPEd realizada em Caxambu, nos dias 21 a 24 de novembro de 2004. A presença do grupo foi particularmente marcante no GT 14 - Sociologia da Educação - onde apresentou o trabalho “PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE QUALIDADE DE ENSINO: ESCOLA, FAMÍLIA E CULTURA” de autoria de Zaia Brandão, Hustana Vargas, Lucília Lino de Paula, Diana Mandelert, Cristina de Carvalho e Sibele Cazelli. O texto, um dos 09 aprovados no GT, foi apresentado na 3ª. Sessão de trabalho, coordenada pela Profª. Maria Alice Nogueira (UFMG) por Zaia Brandão, Hustana Vargas, Lucília de Paula e Cristina de Carvalho. Este trabalho apresentou resultados parciais da pesquisa realizada pelo SOCED sobre a produção da qualidade de ensino nas escolas consideradas de prestígio no Rio de Janeiro, onde transitariam profissionais e famílias com capital cultural mais amplo e com nível socioeconômico elevado, cujo estudo tem revelado de um lado sua complexidade, e de outro sua articulação com as condições de escolarização nestas instituições extremamente “rentável” do ponto de vista da qualidade de ensino.

        Na mesma oportunidade foi também apresentado o trabalho “CONTEXTOS INSTITUCIONAIS E ESCOLARIZAÇÃO: UMA HIPÓTESE DE CLASSIFICAÇÃO DAS ESCOLAS DA REDE PRIVADA DE EDUCAÇÃO BÁSICA” de uma das doutoras participantes do grupo, Cynthia Paes de Carvalho. O trabalho foi desenvolvido com base na análise de um conjunto de 204 escolas de Ensino Básico, no bojo de uma interlocução com a literatura da sociologia da educação sobre a transmissão intergeracional do patrimônio cultural nas camadas médias, particularmente no que toca aos investimentos educacionais. Foram construídas hipóteses para o desenho de uma classificação das escolas da rede privada de ensino no Rio de Janeiro, inspirada na perspectiva dos tipos ideais de Weber. A partir desta classificação são descritos os diferentes tipos de escolarização encontrados e discutidos alguns dos resultados da análise dos dados.

        As apresentações e a riqueza dos dados das pesquisas motivaram um debate instigante com os demais pesquisadores presentes no GT, despertando interesse de muitos em manter uma relação de intercâmbio maior com o SOCED.

       
SOCED na Midterm Conference do ISA em Buenos Aires

        O SOCED participou da Midterm Conference do Research Commitee 04 – Sociology of Education, promovida pela ISA – International Sociology Association, e realizada em Buenos Aires, Argentina, nos dias 25 a 28 de agosto de 2004. O evento denominado Conferência Internacional de Sociologia de la Educación, teve como tema “Educación, globalización,resistências y tecnologias: La responsabilidad social de la Sociologia de la Educación frente a los movimientos sociales emergentes”. A participação do SOCED ocorreu em uma mesa redonda organizada pelo GT 14, Sociologia da Educação, da ANPED – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação, coordenada pelo Prof. Márcio da Costa (UFRJ).

        Na mesa redonda, intitulada “JUVENTUDE: HÁBITOS, VALORES, FAMÍLIA, ESTRATÉGIAS E EDUCAÇÃO”, vários trabalhos de pesquisadores brasileiros sobre juventude foram apresentados e debatidos. Lucília Lino de Paula (UFRRJ) apresentou o trabalho do SOCED: “JOVENS DE ESCOLAS DE PRESTÍGIO: A CONSTRUÇÃO DA EXCELÊNCIA ESCOLAR”, de autoria de Zaia Brandão, Cristina Carvalho, Diana Mandelert, Hustana Vargas e Lucília Lino de Paula, com os resultados parciais da pesquisa realizada pelo SOCED sobre a produção da qualidade de ensino nas escolas consideradas de prestígio no Rio de Janeiro.

        Na mesma oportunidade foi também apresentado o trabalho “TRAJETÓRIAS E ‘ATALHOS’ NA ESCOLARIZAÇÃO BÁSICA DE JOVENS DE CAMADAS MÉDIAS NO RIO DE JANEIRO “ de Cynthia Paes de Carvalho, recém-doutora e também pesquisadora do SOCED. O trabalho discutiu as relações das famílias de camadas médias urbanas brasileiras com a escolarização da prole, com base num estudo de caso com graduandos de Direito e Engenharia Elétrica da PUC-Rio no ano 2000 a partir de um conjunto variado de fontes, abrangendo desde as respostas a diferentes questionários até as informações acadêmicas e administrativas disponíveis na Universidade. Dentre outros aspectos, o estudo mostrou a influência do volume e da estrutura do capital cultural das famílias na construção das estratégias educativas familiares e do habitus dos jovens pesquisados, além de apontar uma tendência ao desenvolvimento de uma relação mais pragmática e instrumental com a escola, entre as frações de camadas médias estudadas.

SOCED no 12º ENDIPE
Curitiba 29 de agosto a 1o de setembro de 2004

        Também no ENDIPE o SOCED apresentou o trabalho “OS VÁRIOS SUJEITOS NA PRODUÇÃO DA QUALIDADE DE ENSINO”, de autoria de Zaia Brandão, Cristina Carvalho, Diana Mandelert, Francisco Nery, Hustana Vargas, Sibele Cazelli e Lucília Lino de Paula, com os resultados parciais da pesquisa, desta vez enfatizando as características do trabalho docente nas escolas investigadas, ressaltando aspectos das condições institucionais que se refletem sobre o trabalho docente. Um público de cerca de 40 pessoas participou ativamente dos debates.